segunda-feira, 2 de abril de 2012

Políticas Públicas em Gênero e Raça

O tema aborda sobre as políticas públicas em gênero e raça. O texto relata sobre as políticas de inclusão advindas da construção do Estado Democrático de Direitos e da luta e pressão dos movimentos sociais bem como a participação popular. Através dessas políticas os atores sociais que até então estavam invisíveis perante a sociedade a exemplo das mulheres tiveram a oportunidade de verem suas demandas e necessidades a começarem a fazer parte da agenda do governo. Esta luta se deu pela atuação dos movimentos sociais, por sua pressão e participação nos espaços de decisão. Conforme mencionado em um dos textos esses movimentos pautaram ações concretas para uma nova cultura de direitos lutando por igualdade e contra a discriminação, contribuindo para o exercício da cidadania. O processo de redemocratização contribuiu para que os movimentos sociais passassem a exigir políticas publicas de enfretamento a toda e qualquer forma de discriminação e que estas políticas venham dar conta de reconstruir um processo histórico que trouxe as mulheres, negros (as) dentre outros uma história de exclusão. A busca é que através das políticas publicas sejam implementados mecanismos e ações de inserção, minimizando as desigualdades existentes e os danos acarretados que de forma cruel impediu a muitos e por muito tempo o parco acesso aos direitos a determinados seguimentos.
Principais conceitos apresentados na unidade
Políticas Públicas: São instrumentos utilizados para assegurar e oportunizar a igualmente a todos os cidadãos.

Plano Nacional de Políticas para Mulheres (PNPM) – processo participativo e democrático que visa fornecer diretrizes voltadas às políticas públicas para mulheres que orientarão as instancias governamentais.

Programa Nacional de Direitos humanos (PNDH) – programam onde o governo assume compromisso de realizar ações que vise a combater as desigualdades

Nenhum comentário:

Postar um comentário