segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Proposta de Plano de Ação para o município de Santa Leopoldina

Título:

Implantação do Programa de Atenção a Saúde da Mulher 
Objetivo Geral da ação:

Formular, implementar e acompanhar as políticas públicas direcionadas aos cuidados com a saúde das mulheres em todas as etapas da vida, considerando as doenças sexualmente transmissíveis, prevenção do câncer e planejamento familiar.
Justificativa:
Na Prefeitura de Santa Leopoldina não existe uma Secretaria ou um setor vinculado a alguma Secretaria para cuidar das políticas públicas para as mulheres. Existe somente um programa voltado para o câncer de mama – “Amigas do Peito”.

De acordo com os Dados Populacionais do ES – 2000 a 2011, disponível no site do Instituto Jones dos Santos Neves[1] , temos no município de Santa Leopoldina a seguinte população por gênero:

Homens – 6.425 (52,5%)
Mulheres – 5.815 (47,5%)
Total – 12.240 habitantes

Em relação a distribuição de domicilio urbano e rural, temos:

Urbano – 2.615 habitantes (21,4%)
Rural – 9.625 habitantes (78,6%)

Ou seja, temos uma forte concentração populacional com domicilio rural. Mantendo a proporcionalidade entre homens e mulheres, certamente encontraremos, também, a maior parte das mulheres vivendo na zona rural.

Assim sendo, a quantidade de mulheres residentes no município justifica uma ação direcionada para esta população, em conjunto com a Secretaria de Saúde.
Descrição da ação:

A implantação do Programa de Atenção a Saúde da Mulher será dividida em duas fases:
A primeira fase corresponde ao levantamento de dados que auxiliem na identificação da demanda a ser atendida. Serão necessários levantamentos demográficos que apresentem a distribuição por faixa etária e a distribuição por estado civil, tanto na área rural quanto na área urbana. Será importante identificar também como indicador complementar o nível de escolaridade e a qualificação profissional.

A medida que estes dados forem obtidos, a fase da ação, propriamente dita, poderá ser colocada em prática. Em conjunto com a Secretária de Saúde, será o momento da formulação e implementação das etapas do projeto que possam ser executadas com os recursos disponíveis na Secretaria, ou através de convênios que possam ser estabelecidos com Governo do Estado do Espírito, com o Governo Federal ou, ainda, com a alguma agência internacional.
Cronograma  
Para planejamento:
Para execução:

10 meses
12 meses
População beneficiada
Todas as mulheres a partir dos 15 anos de idade

Nenhum comentário:

Postar um comentário