domingo, 11 de dezembro de 2011

A capoeira como elemento integrador: Um resgate da cultura afro brasilera

Objetivo Geral da ação: Desenvolver um programa voltado para resgatar e difundir a cultura afro-brasileira por meio da capoeira, de modo a possibilitar um espaço de interação entre pessoas de várias idades, gênero, e raça, seja praticantes ou apreciadores.

Justificativa: A Capoeira, chamada hoje de "o esporte brasileiro", ou "a arte marcial brasileira", é, na realidade, uma rica expressão artística (mistura de luta e dança) que faz parte do patrimônio cultural afro-brasileiro. Depois de sofrer duras perseguições, chega ao Brasil, na primeira metade do nosso século, sob a forma de Capoeira Angola. É a partir desta forma inicial que o famoso Mestre Bimba cria outra variante, a chamada Capoeira Regional, forma que hoje se expande por todo o Brasil, chegando até a outros países.
A Capoeira tradicional (Angola) que pode ser definida como uma forma artística única, criação afro-brasileira que reflete fielmente as pautas do grupo étnico do qual surge. Como chega até nós, tem aspectos de dança, luta, jogo, música, ritual e mímica A conjunção de todos esses elementos gera um produto que não pode ser classificado atendendo apenas a uma única dessas facetas, sob pena de perder sua originalidade como arte.
À medida que a capoeira se expande para outros grupos sociais, sofre transformações tanto nas práticas como na própria concepção do que é a capoeira. Para ser legitimada e integrada ao sistema, precisou perder várias das características que lhes são próprias, em virtude de sua origem étnica, para adquirir outros traços que a torne mais aceitável aos olhos das classes dominantes. Pode-se então interpretar o aparecimento da Capoeira Regional como um "embranquecimento" da Capoeira tradicional (Angola).
As raízes populares, negras e contraculturais da Capoeira se perdem para dar lugar a uma Capoeira que "é sinônimo de educação, cultura, civismo e saúde" (Pinatti e Oliveira Silva, 1984, II: Regulamento de Competição, p. 3). Segundo esta visão, a prática da Capoeira, “além de diversão, relax para quem a pratica, ajuda a desenvolver o poder da vontade, a cultivar a cortesia, e patrocina a moderação da linguagem, coopera com a formação do caráter...
A Capoeira, uma manifestação afro-brasileira, tem se mostrado um fenômeno de resistência singular que conseguiu sair de situações demasiadamente desfavoráveis, a exemplo da marginalização e do Código Penal Brasileiro, resistindo aos Capitães do Mato, à perseguição policial e, principalmente, à mais perversa das perseguições: a injúria social (TORRES, s/d). É mais fácil falar dos benefícios da capoeira para a população para vender seu produto do que contar o que realmente é e foi a capoeira, dotada de contextos históricos de luta, conquistas, perseguições e sofrimento. Por isso há necessidade de divulgar a capoeira na íntegra.
O século XXI aponta para avanços importantes no sentido de aceitação de diferenças, de luta contra o preconceito e a discriminação, do direito à igualdade de oportunidades e de políticas públicas de inclusão social. O campo da educação formal, principalmente, precisa refletir de forma profunda sobre suas práticas, no sentido de poder acolher as ricas experiências educacionais provenientes da cultura popular, representadas pelas formas tradicionais de transmissão dos saberes de uma comunidade. Nesse sentido, a capoeira têm muito a ensinar (ABIB, 2006). Referências:

ABIB, Pedro Rodolpho Jungers. Os velhos capoeiras ensinam pegando na mão. Cad. CEDES, Campinas, v. 26, n. 68, abr. 2006. Disponível em: . acesso em: 07 de Dezembro de 2011.

FRIGERIO, Alejandro. CAPOEIRA: de arte negra a esporte branco. Disponivel em < http://www.anpocs.org.br/portal/publicacoes/rbcs_00_10/rbcs10_05.htm> Acessado em: 07 de Dezembro de 2011.

TORRES, José Augusto. Marcie; CONCEIÇÃO, Carlos Alberto. Capoeira: Arte Marcial Brasileira. São Paulo. Editora On Line

Descrição da ação: A ação que pretendo desenvolver se dará por meio de uma parceria com as secretarias de cultura e esporte de Santa Leopoldina. Buscarei desenvolver a prática da Capoeira como uma manifestação cultural e resgate da cultura afro brasileira, no intuito de possibilitar um espaço de interação entre a comunidade através de aulas de capoeira, procurando resgatar os valores históricos e as raízes da capoeira tradicional.
Essa ação poderá ir de encontro ao público, nas escolas, nas praças, comunidades etc.
A população quilombola será de grande ajuda no resgate da cultura afro brasileira.
As aulas serão ministradas por professores de capoeira, seja da comunidade quilombola ou não.

Cronograma Para planejamento:
Para execução: Tempo necessário à realização das atividades
Tempo máximo: Três meses
Tempo máximo: seis meses. Destinados ao recrutamento dos profissionais, divulgação do plano de ação e implantação junto com o apoio dos órgãos competentes.
População beneficiada A princípio toda população de Santa Leopoldina. Assim que o plano se popularizar, a comunidade quilombola poderá difundir outras manifestações culturais, como a dança, costumes através de teatros, etc.
As aulas de capoeira serão para pessoas de várias idades de ambos o sexo.

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